Avaliar os serviços e discutir propostas de melhorias na área Assistencial do Município. É com esse objetivo que a Prefeitura de Belém do Brejo do Cruz, através da Secretaria de Ação Social, realizou na ultima sexta-feira (09), a III Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. O evento aconteceu no na Sede do PETI, nos períodos da manhã e da tarde, com a participação da Vice prefeita Ana Rita Trigueiro de Freitas Linhares, na ocasião Representando o senhor prefeito Dr. Germano Lacerda da Cunha, da Secretária de ação social, Geralda Pereira da Cunha Souza,Secretária de Saúde, Genilza Lacerda, Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Zenaide de Fátima Andrade Maia, Secretário de Educação, Genário Azevedo, Representante da Igreja Católica, Pe. Cicero Gomes de Lira, Conselheiros da Assistência Social e Conselho Tutelar,dos representantes da sociedade civil, das associações assistenciais,dos usuário do Bolsa Família,das Pastorais, além das autoridades políticas, administrativas e dos profissionais da área assistencial.
A Conferência de Assistência Social do Município de Belém do Brejo do Cruz este ano foi voltada para o tema “A Gestão e o Financiamento do SUAS” que será o tema da IX Conferência Nacional de Assistência Social. Nesse sentido, a palestra apresentada no município fizeram abordagens sobre o processo de implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – que está em processo de consolidação para nortear as ações de assistência social. O palestrantes que abordou o tema foi o assistente social Julio Cesar de Morais, Presidente do CMAS.
De acordo com a palestrante Julio Cesar de Morais é fundamental implementar políticas públicas, que possibilitem a efetivação dos programas e ações na área de Assistência Social junto à comunidade.
Para a Vice prefeita, Ana Rita Trigueiro, a realização de uma conferência para discutir políticas sociais na área de assistencialismo é importante para uma avaliação do trabalho realizado e uma melhoria futura nos atendimentos a população.
A representante da Igreja Católica Pe. Cícero Gomes de Lira,destacou a importância da Conferência. “Esse é o momento para que cada cidadão possa dizer o que precisa melhorar para que os governos possam desenvolver suas ações de assistência social” – disse.
Na parte da tarde os participantes da Conferência formularam as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual e definiram os delegados que vão representar o município na capital do estado.
Nesta conferência foram discutidas propostas que vão orientar o trabalho da secretaria e melhorar as condições dos serviços, programas e projetos desenvolvidos no nosso município.
As propostas foram construídas através dos seis temas de discussão apresentados no evento. Entre os pontos discutidos estão: I Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; II Gestão do SUAS-Vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação; III Gestão do Trabalho; IV Gestão dos serviços, programas e projetos; V Gestão dos benefícios no SUAS e VI Regionalização.
Também no período da tarde foram escolhidas por todos os presentes, as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, que será realizada no mês de Setembro, em João pessoa.
Após votação, foram eleitos 2 delegados e 1 Convidado para participar da IX Conferência Estadual de Assistência Social.
Assecom PMBBC