A Prefeitura Municipal de Belém do Brejo do Cruz e a Secretaria de Ação Social do Município, Conselho Municipal de Assistência Social – (CMAS), realizaram a 5ª Conferência de Assistência Social, que discutiu o tema: “GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS”.

O evento aconteceu no SCFV no dia 14 de julho, muito prestigiado por lideranças políticas do Executivo e Legislativo, secretários municipais, presidentes de associações comunitárias, entidades não governamentais, usuários do Programa Bolsa Família, estudantes, religiosos e outros segmentos da sociedade.

A Conferência teve como objetivo, analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. A partir do tema geral, foram discutidos eixos temáticos de grande importância:

1 – Proteção Social Não-Contributiva e o Principio da Equidade Como Paradigma Para a Gestão Dos Direitos Socioassistenciais;
2 –Gestão Democrática  E Controle Social: O Lugar Da Sociedade Civil No Suas;
3 –Acesso As Seguranças Socioassistenciais E A Articulação Entre Serviços, Benefícios E Transferências De Renda Como Garantia De Direitos Socioassistenciais;

4 –A Legislação Como Instrumento Para uma Gestão De Compromisso E Corresponsabilidade Dos Entes Federativos Para A Garantia Dos Direitos Socioassistenciais.

A secretária municipal da Ação Social, Geralda Pereira da Cunha Sousa e a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – (CMAS) Nara  Maria Fernandes Assis coordenaram o trabalho da Conferência com muita competência.

Presente a Conferencia estava o chefe do executivo Municipal o senhor Prefeito Evandro Maia Pimenta, Tesoureira Geovana Lacerda da Cunha representando o Chefe do Legislativo Vereador Francisco Marconi Linhares, Vereador Elídio Valdivino da Silva ,Secretário Municipal de Educação Genário Azevedo dos Santos, Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente Ligia Simone Targino, Secretário Municipal de Ação Social Geralda Pereira da Cunha Sousa(Coordenadora da Conferencia), Representado o Médico Dr. Germano Lacerda a Sua irmã Genilda Lacerda de Medeiros, Consuelho Linhares Locio Coordenadora Administrativa do SCFV e Rita de Cassia Pereira Ferreira Coordenadora Social do SCFV.

A palestra foi ministrada pela Psicóloga Jessica Maria Morta Fernandes com TEMA: “GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS”.

Foram eleitos quatro delegados para participar da Conferência Estadual em João Pessoa. Representantes governamentais, Nara Maria Fernandes Assis (titular); suplentes –Zenaide de Fatima Maia Andrade.

Já os representantes não governamentais David Jeferson Pereira (titular), sendo suplente, Rita Nogueira.

Para abrilhantar o evento, o Grupo de Flautas “NOTA E NOTA” composto por Jovens do SCFV e coordenado por Gustavo  Soares e Dean Kidelys apresentaram as Musicas  Anunciação e Aquarela do Brasil. Os Jovens são estudantes matriculados em escolas pública do município e, residem na cidade.

Durante a conferência foi oferecido um coffee break e Almoço ao Participantes.

ASSECOM PMBBC