A Prefeitura Municipal de Belém do Brejo do Cruz através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Cultura, lançou nestas quarta-feira (25) o Projeto “ESPORTE E SAÚDE”.

O Projeto foi criado especialmente para atletas e praticantes de exercícios físicos. A cardiologia esportiva proporciona aos interessados, avaliações médicas/cardiológicas e orientações nutricional e psicológica.

Seu principal objetivo é avaliar a condição de saúde do praticante e, quando necessário, orientá-lo em sua programação de exercício para a obtenção de melhores resultados e aproveitamento de suas capacidades.

Os benefícios da atividade física são inquestionáveis e estão amplamente documentados na literatura médica. Melhora resistência cardiovascular, os sistemas imunológico e respiratório, reduz riscos de doenças como diabetes, pressão alta, osteoporose, além de proporcionar uma sensação de bem-estar. Mas antes de começar a suar a camisa em busca destes aliados da boa saúde são necessários alguns cuidados essenciais.

Foi pensando nesse cuidado que secretario Municipal de Saúde Israel Martins de Andrade juntamente com Prefeito Evandro Maia idealizaram esse projeto do Programa ESPORTE E SAÚDE para Idosos e Atletas de nosso município.As atividades do programa consistirão em realizar um mapeamento da saúde dos desportistas do nosso município. De início serão avaliados os idosos do grupo "Saude e Movimento", os atletas da equipe de Futsal de Belém do Brejo do Cruz, como também os grupos de ciclistas das equipes de Pedal do nosso munícipio. 

O mapeamento da saúde dos atletas será realizado através de exames de sangue, de Teste Ergométrico para avaliação da função cardíaca e fisioterapia para os casos que necessitarem. 

O Prefeito Evandro Maia reuniu-se também nesta  quarta-feira(26) com desportistas do nosso munícipio, que participam campeonatos de Futsal e Futebol de Campo em nosso Município e nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará e falou da importância do Programa para os atletas presente e destacou  que “Antes de iniciar um programa de atividade física, é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde.”

“Uma avaliação cardiológica é o primeiro passo para quem pretende se exercitar, principalmente para os sedentários (idoso) e os “atletas de fim de semana”, acrescenta o Secretario de Saúde Israel Martins de Andrade. Sem orientação médica e planejamento das atividades, há o risco de sobrecarregar tanto o sistema cardiovascular quanto a parte musculoesquelética.

 

ASSECOM PMBBC

FOTOS: FELIPE LINHARES