A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do Brejo do Cruz lançou hoje terça-feira(04) no auditório da Escola Municipal Manoel Viana do Santos “GRUPO DE CONTROLE AO TABAGISMO”, sendo uma referência no combate ao tabagismo, devido ao trabalho inovador da equipe multidisciplinar.
O Programa de Controle do Tabagismo baseia-se nas estratégias de tratamento cognitivo comportamental do MS (Ministério da Saúde)
A ação tem como objetivo reduzir o número de fumantes do nosso município, conscientizando a população quanto aos malefícios causados pelo cigarro, promovendo melhor qualidade de vida e consequentemente a diminuição de doenças e mortes relacionadas ao tabaco.
O programa trabalha com aqueles que querem deixar de fumar, com atividades cognitivas (comportamentais e sessões estruturadas, manutenções das crises de abstinência, acompanhamentos e suporte com medicamentos).
Os grupos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por PSICOLOGO, ENFERMEIRA,FISOTERAPEUTA,NUTRICIONISTA, FONAUDIOLOGO E MÉDICO, sendo que os encontros ocorrem uma vez por semana nas quintas -feiras pela manhã.
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Além dos prejudiciais efeitos à saúde dos fumantes, o tabagismo atinge também os não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados, os denominados fumantes passivos. A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma) em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) em adultos expostos por longo período à fumaça.
Em 2015 entrou em vigor a lei 12.546, que proíbe a ato de fumar em locais de uso coletivo ou privados.
Os interessados em parar de fumar podem se cadastrar na recepção da Secretaria Municipal de Saúde do nosso Município fica localizado à Rua Cônego José Viana dos Santos-Centro. Todo tratamento é gratuito.
Assecom PMBBC/Sec. Mun.Saúde